segunda-feira, 27 de abril de 2020

OS 5 SENTIDOS


ÓRGÃOS DOS SENTIDOS
CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
  • O Eu, o outro e o nós
  • Corpo, gestos e movimento


SABERES DO CONHECIMENTO:
  • Órgãos do sentidos
  • Próprio corpo e suas possibilidades motoras, sensoriais e expressivas
  • Coordenação motora ampla
  • Jogos expressivos de linguagem corporal



OBJETIVOS:
-EI03EO02 Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas
-EI03CG01 (Criar e imitar movimentos com gestos, expressões faciais e mímicas em brincadeiras e jogos...)

VÍDEO: Os 5 sentidos




ATIVIDADE 1: Organizando objetos
Coloque em sequência alguns objetos(ex: ESCOVA-BRINQUEDO-COLHER-CANETA).Organize entre 4 a 5 objetos..Peça para a criança observar os objetos,se afastar e fechar os olhos. “Bagunce” os objetos. Chame a criança para retornar e organizá-los exatamente como estava. Repita a brincadeira, organizando os objetos em outras ordens. Deve, também, trocar esses objetos por outros. A brincadeira deve repetir-se no mínimo 4 vezes
Obs:.Atividade desenvolve a visão e a memória

ATIVIDADE 2: Jogo do advinha
Separe, previamente, alguns objetos sem que a criança veja e cubra com um tecido.Sendo objetos para:
1º ITEM:TATO:texturas- áspero,liso, macio,etc(exemplo:lixa,algodão,roupa de lã, brinquedo,madeira,etc)
2º ITEM:AUDIÇÃO:sons- (ex:música, talheres, grãos em um garrafa plástica,vários macarrões cru,apito,buzina, o próprio corpo,etc)
3º ITEM:PALADAR: sabores-salgado,doce,azedo (ex:sal,açúcar,limão)
4º ITEM:OLFATO: cheiros-(ex:sabonete,creme,creme dental, pimenta, perfume, etc)
Vende os olhos da criança com um tecido macio,certificando-se que ela não enxergue.
  • TATO:Entregue um objeto do item TATO para que a criança adivinhe o que é, somente tocando com as mãos. Como o restante dos objetos estará escondido a criança pode tirar a venda dos olhos depois de acertar ou errar, você deve dar a ordem no momento certo para que ela retire a venda.Repita com os outro objetos desse item.
  • AUDIÇÃO- Posicione-se em frente a criança faça um “barulho” ex:1 -bata o pé esquerdo no chão para o lado esquerdo do seu corpo. Peça que ela aponte com o dedo o lado que veio o barulho, depois pergunte, que som é esse? Ex:2- Com uma garrafa plástica e grãos cru (feijão, pipoca,milho) dentro . Chacoalhe a cima da sua cabeça. Peça, a ela,que aponte com o dedo para o lado de onde veio o som, depois pergunte, que som é esse? Repita com outros objetos do item audição, posicionando cada objetos para um posição(lado esquerdo, em cima, lado direito, embaixo).
  • PALADAR- Coloque na boca da criança um alimento do item paladar pergunte o que é (ex: coloque em sua boca um pouquinho de sal ou algum outro alimento que seja salgado). Continue colocando na boca os outros alimentos. Entre um alimento e outro ofereça para a criança um copo com água para não misturar os sabores na boca.
  • OLFATO- Aproxime do nariz da criança, um objeto do item audição (ex: sabonete) e pergunte que cheiro você esta sentindo? Repita com os outros objetos desse item
Obs: essa atividade desenvolve a memória,tato,audição,paladar, olfato

ATIVIDADE 3 : Brincar de mímica
Dividam-se em 2 grupos. Em pedaços de papel as equipes escrevem nomes de filmes,desenhos animados,pessoas famosa,animal,frutas, etc. Após decidido quem inicia . Este deverá sortear o seu papel, e fazer gestos, poses, imitações, (mímicas) utilizando o corpo e expressões faciais, sem poder falar, para que os participantes adivinhem . Assim farão até que todos participem.O grupo que adivinhar mais, é o vencedor.
Obs.:(como a criança ainda não lê, um da equipe pode ajulá-la).Atividade desenvolve criatividade, memória


ATIVIDADE 4: Brincar de  cobra cega
Nessa atividade, todos da família devem participar.
Um grupo se reúne e é preciso possuir um pano macio que sirva de venda. No começo um dos participantes é escolhido para ser a “cobra-cega. Ele é vendado pelos demais e rodado em torno de si mesmo dez vezes. Enquanto o cobra-cega se recupera de ser rodado os demais do grupo se espalham, permanecendo próximo chamando-o pelo nome . O cobra cega deve capturar alguém. O capturado será o novo cobra cega.
Obs: Atividade desenvolve noção espacial,equilíbrio, estimula os sentidos:audição,olfato,tato.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cartão dia da mulher

Cartão dia mulher!     Para fazer o download do cartão(pronto para impressão. Clique no botão download