CAMPO
DE EXPERIÊNCIA:
- TRAÇOS SONS, CORES E FORMAS
- ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES.
- EU,O OUTRO E O NÓS
SABERES
DE EXPERIÊNCIA:
- Formas geométricas
- Formas da natureza
- Propriedades e classificaçãodos objetos por cor, tamanho, formato, etc
- Elementos da linguagem visual: Texturas, cores, superfícies, vlolumes, espaços,formas,etc
- Contagem
- Criação de história
- Noção espacial
- Regras
OBJETIVOS:
- EI03ET01 Estabelecer relações de comparações entre objetos, observando suas propriedades
- EI03EO04 Comunicar su ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
- EI03EF04 Recontar histórias ouvidas e planejar coletivamente roteiros...
VÍDEO:MÚSICA - AS FORMAS
GEOMÉTRICAS
VÍDEO: HISTÓRIA – FORMAS
GEOMÉTRICAS
ATIVIDADE 1: Peça para a
criança observar e dizer o que tem casa e na natureza que
representam as formas (do quadrado, triângulo, retângulo e
círculo).
Atividade 2: Separe tampas de
potes, garrafas, etc (o que tenham em casa). Peça para criança
separa por tamanhos . Faça as seguintes perguntas: Quantas são
as maiores? Quantas são menores? Agora peça que separe por cores e
pergunte: Quantas tem nas cores (cite as cores que tenham essas
tampas. Ex: quantas tampas são vermelhas...) Escolha uma e pergunte
que forma essa tampa representa? Continue até que a criança tenha
falado todas formas. Depois deixe que brinque criando várias formas
como na história. (ex: boneco, casa, etc)
ATIVIDADE 3: Escolha algumas
dessas tampas de formas e tamanhos diferentes contorne-as em uma ou
mais folha sulfite(pode ser em cartolina caso tenham em casa).
Misture as tampas com as restantes. Diga para a criança que ela deve
encaixar as tampas corretas nas formas desenhadas.
ATIVIDADE 4:
Entregue a criança folhas, lápis de escrever, borracha, lápis de
cor e tesoura. Conte para ela que ela pode desenhar as formas
geométricas que desejar, pintar e recortar, para recontar a história
que ouviu ou criar a sua própria história. Se necessário a criança
poderá assistir o vídeo da história das formas geométricas.
ATIVIDADE 5: BRINCAR
DE AMARELINHA
Regras
para Pular Amarelinha:
ATIVIDADE 6: JOGOS:
![]() |
ARRASTAR E SOLTAR FORMAS GEOMÉTRICAS |
![]() |
ENCAIXA FORMAS |
![]() |
LOCOMETRY |
Nenhum comentário:
Postar um comentário