- Escuta, fala, pensamento e imaginação
SABERES DO CONHECIMENTOS:
- Sistema alfabético de representação da escrita e mecanismo de escrita; Consciência fonológica.
OBJETIVOS:
-Reconhecer e identificar a vogal inicial através do lúdico;
-Compreender o encontro vocálico das vogais.
-Compreender o encontro vocálico das vogais.
-Interagir com outras pessoas por meio de situações mediadas ou não pelo(a) professor(a).
-Ampliar seu vocabulário por meio de músicas para desenvolver sua capacidade de comunicação.
VÍDEO-VOGAIS
JOGO
ATIVIDADE 1:Reconhecendo as vogais
Escrevam as letra A-E-I-O-U, em
pedaços de papel . Mostre e fale para que a criança o nome das
letras, peça para que feche os olhos retire e esconda uma letra,
reorganize as letras e seguindo o exemplo do vídeo pergunte qual a
letra q esta faltando. Repita com as outras letras.
ATIVIDADE 2: Jogo da memória das
vogais
Assim como na atividade anterior,
escreva as letra A-E-I-O-U, em pedaços de papel . Com isso terá
duas letras de cada.
Disponha os pedaços de papéis sobre a
mesa ou chão com a escrita virada para baixo, formando duas linhas.
Cada um na sua vez deve virar duas letras sem retirá-las do local o
objetivo é encontrar duas letras iguais , se não encontrar deve
virá-las para baixo e passar a vez. Caso encontre duas letras iguais
deve retirar e guardar consigo,deixando o espaços vazios, não deve
reorganizara as letras do jogo. Ganha quem conseguir mais pares de
letras.
Obs: O jogo é para ser jogado
em duas pessoas, caso tenham mais pessoas que queiram jogar,
repete-se o jogo para que todos joguem, quem ganhar em uma rodada continua
para a próxima.
VÍDEO- VOGAIS- ENCONTRO VOCÁLICOS
Atividade 3: FORMANDO PALAVRINHA
Nesta atividade utilizaremos as letras A-E-I-O-U, que vocês utilizaram na atividade anterior.
O jogo consiste em formar "palavrinhas". Antes de iniciar o jogo vocês irão perguntar para a criança quais dessas letrinhas forma a palavra OI,(pode repetir a palavra quantas vezes forem necessárias e pode variar entre repetir rápido e pausadamente) para que a criança ouça o som e assimile com o som das letras, se ela não conseguir formar, pode ajudá-la. E assim fará com as todas as palavras que o vídeo sugere (OI-AU- EI- IA- AI- EU-UI)
Após esse treino. vira as letas para baixo e cada um na sua vez vira duas letras, com o objetivo de formar umas da palavras treinadas, caso consiga formar anotem a palavra em uma folha e devolvam as letras no lugar. cada um pode formar somente um vez cada palavra. Ganha quem formar mais.
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